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domingo, 2 de janeiro de 2011

Formação dos Acordes

Olá, hoje vou falar sobre formação dos acordes, primeiramente vamos definir acorde:
Acorde é uma harmonia composta de 2 ou mais sons em alturas diferentes.
As tríades são acordes de 3 notas.
Em outras palavras... São formados por superposições de terças.
Os graus fundamentais da formação das tríades são:

Nomenclaturas usadas
J= Justa
M= Maior
m= Menor

IJ-IIIM- VJ
Vamos pegar o exemplo de Dó:
Dó Mi Sol
IJ IIIM VJ
Se fosse o acorde de ré seria:
Ré - Fá# - Lá
Ij IIIM IJ
O que eu fiz?
Calculei a terça maior do I grau e a terça menor do III grau.
Ou seja, um acorde maior é formado por 3M + 3m.
Preste atenção... a terça define se o acorde é menor ou maior.
Se eu fizer a terça do Dó ficar menor a fórmula vai ser essa: Dó Mib Sol I - IIIm - V

As tétrades são acordes formados mais de 3 notas.
Como formá-las? Adicione mais uma terça a uma tríade.
Fórmula: I - III - V - VII
Isso seria um acorde maior com sétima.
Maior porque a terça tá maior, e ela define se o acorder é maior ou menor.
Sétima Porque adicionamos mais uma terça. Que veio a ser o VII grau da escala.
Se fosse um dó:
Dó Mi Sol Si
I III V VII
Para deixá-la menor é só colocar um bemol na terça.
Acorde Suspenso
É quando você substitui a terça de um acorde por uma quarta justa.
Acordes com notas de tensão
Nós podemos sobrepor mais terças nas tétrades. Vão cair sempre números ímpares. A partir do VIII da escala as notas de repetem.
Se eu quisesse fazer um acorde com nona eu poderia adicioná-lo na tríade ou na tétrade, geralmente adicionamos na tétrade. Se for adicionado na tríade vai ser notado como acorde Xadd9 se for na tétrade apenas X9 ou X7/9.
Acordes Diminutos
Formação tríade: I - IIIb - Vb
Formação tétrade: I - IIIb - Vb - 7bb
Acordes Aumentados
Formação: I - III - V#
Tétrade: I - III - V# - VIIM
Acordes de Sétima da Dominante
Formação: I III V VIIb
A característica marcante dos acordes de sétima da dominante é o
trítono(intervalo de 3 tons) entre a terça maior e a sétima menor do acorde.
É o trítono que caracteriza a sensação de "preparo" para outro acorde.
Deixa o acorde instável, querendo se deslocar.
Este acorde chama-se "sétima da dominante" porque é construído diatônicamente sobre o V grau da escala maior que representa a função dominante.
FUNÇÃO DO ACORDES


FUNÇÃO:
Tônica I (F) VI III (f)
DOMINANTE: V (F) VII(mf)
SUBDOMINANTE IV (f) II (mf)
Na categoria dos acordes de sétima da dominante ainda encontramos o SubV7. Ele é o acorde substituto do V7, tem a fundamental uma quarta abaixo. É encontrado um semi-tom acima do acorde onde resolve.
Power Chords
Muitos tocam apenas com o I e o V grau, esses são os power chords ou acordes de quinta, ás vezes chamados de bicordes.
Acordes Abertos/Fechados
Os acordes que tem todas as notas formadas por ele dentro da mesma oitava são acordes fechados. Os que tem notas fora da oitava são acordes abertos.
Ordem Horizontal e Vertical
As notas dos acordes podem ser tocadas todas simultâneamente(horizontal)
Ou uma de cada vez(vertical.)
Formações dos acordes
Nem sempre seguimos essa ordem de I III V nos acordes. Ás vezes ele pode aparecer I V III, ou se for uma tétrade I VII III V ou I III VII V ou I V VII III ou I V III VII. Algumas formações são impossíveis de fazer. O ideal é que você tenha todas memorizadas. (Essas variações acontecem com os acordes com notas de tensão também.)
Inversões dos Acordes
As tríades tem duas inversões:
Podemos pegar o acorde(I III V) e deixar a terça dele no baixo.
Por exemplo, tenho o acorde de dó maior.
Quero fazer a 1º inversão nele, pra isso é só deixar a terça no baixo. A terça de dó é mi. O acorde ficaria Mi Sol Dó(oitavado).
A segunda inversão consiste em deixar a quinta no baixo. Ficaria V III I.
A inversão das tétrades não é muito diferente. Nós temos, por exemplo, I III V VII, para fazer a 1º e a 2º inversão é só deixar a terça e depois a quinta no baixo respectivamente. Para fazer a terceira inversão é só deixar a sétima no baixo.
Abaixo esta uma tabela com os Campos Harmônicos em todos os tons, agora é hora de colocar a mão na massa e estudar, até a próxima...




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